Se você estava se esquecendo disso, os tempos de frio em que você colocou o chuveiro no modo inverno provavelmente te ajudaram a lembrar. A hora do banho é uma das principais inimigas na conta de luz. Mas uma nova tecnologia pode te ajudar a economizar muito.
O próprio nome do chuveiro híbrido já ajuda a explicar o funcionamento do eletrodoméstico. Esse tipo de chuveiro combina mais de uma fonte de energia para aquecer a água. Então, além da elétrica, ele pode usar energia solar ou a gás. Como explica o Click Petroleo Gas, o chuveiro híbrido usa a eletricidade para aquecer a água depressa, e então alterna para uma fonte secundário.
De acordo com o site, os principais modelos disponíveis no mercado são:
- Digitais, com controle fino da temperatura por meio de painéis eletrônicos;
- Eletrônicos, que permitem ajustar a temperatura mesmo com o aparelho ligado;
- Multitemperatura, com foco em economia de água e controle eficiente do calor.
Chuveiro híbrido pode economizar mais de 70% de energia
De acordo com um estudo da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Centro Internacional de Referência em Reúso de Água (CIRRA), esse sistema híbrido pode render uma economia de energia de até 74%. O estudo descobriu que esse modelo é o mais econômico entre as opções disponíveis no mercado, incluindo modelos que usam apenas o aquecimento solar e modelos elétricos de alta eficiência.
Além de economizar muita energia, o chuveiro híbrido se destaca como uma alternativa muito mais ecológica, ajudando a reduzir a emissão de gases poluentes e a diminuir a dependência da matriz elétrica brasileira, que ainda depende muito de fontes termoelétricas e hídricas.