No Youtube ou em outras redes sociais, é possível encontrar diversos canais de brasileiros que largaram tudo no país e encaram uma vida de nômade, criando conteúdos sobre outras culturas, além de mostrarem os desafios de serem viajantes como estilo de vida. Existem várias motivações para essas pessoas deixarem suas casas para encararem essa nova realidade e uma das justificativas é terem mais flexibilidade e da liberdade de trabalhar de qualquer lugar do mundo, criando uma nova categoria de terem uma vida nômade digital.
De acordo com o Google Trends, essa tendência está em ascensão e as buscas pelo termo atingiram um recorde histórico em 2024, com aumento global de 190% nos últimos cinco anos. Somente no Brasil, esse aumento foi expressivo tendo mais de 250% de procuras nos últimos meses.
Saiba mais como funciona ser um nômade digital
Entre as características que se enquadram nesse estilo de vida está a capacidade de realizar o trabalho de qualquer lugar com acesso à internet. Por terem horários flexíveis, isso permite que possam trabalhar no horário que for melhor, resultando em uma independência geográfica diferente dos padrões.
Apesar disso, eles dependem de ferramentas digitais como laptops, smartphones e internet para realizar suas tarefas. Mas, por terem a chance de trabalharem em vários locais, muitos optam por viajar constantemente, vivendo em diferentes cidades, países ou regiões por períodos variados.
Existem várias profissões que permitem essa flexibilidade, como redatores, designers gráficos, programadores, tradutores, consultores, assim ser empreendedores, tendo e-commerce ou sendo criadores de conteúdos. Empresas que oferecem serviço remoto integral também dão margem para que os funcionários escolham o local em que querem trabalhar. Por ser uma rotina diferente, surgirem diversos influencers digitais que também ganham dinheiro sendo nômades digitais.