Má notícia para você, que odeia o frio e estava com esperanças do mês de setembro trazer o calor de volta logo de cara. Pelo menos nesse início do mês, não é isso que está acontecendo. Se você mora no Sul do Brasil, prepare suas cobertas e uma bebida quentinha: tem frente fria vindo por aí.
De acordo com o MetSul Meteorologia, uma frente fria está avançando pela região brasileira entre esta quinta-feira (4) e sexta (5). A frente começa despencando as temperaturas no Rio Grande do Sul e já chega em Santa Catarina e no Paraná na sexta. No final do dia de amanhã, a temperatura já chega a ficar abaixo dos 10ºC em várias regiões. A sexta marca temperaturas entre 5ºC e 8ºC na Serra e Aparados no Rio Grande do Sul. Na maioria dos municípios do Sul, as máximas ficam apenas entre 12ºC e 15ºC.
Ah, e também pode ser uma boa ideia deixar o seu guarda-chuva separado.
Setembro começa frio e chuvas no Sul do país
Atualmente, o Rio Grande do Sul está sob a influência de uma massa de ar quente, e, à medida que a frente fria encontra a massa de ar quente, também tem alto risco de chuvas fortes e temporais isolados para o estado gaúcho.
Na quinta (4), a previsão é de chuva generalizada para todas as regiões do território gaúcho ao longo do dia, afirma o MetSul. A capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, é uma das áreas com risco de chuva forte. A frente fria também pode causar temporais com rajadas de vento fortes e queda de granizo, mas essas serão ocorrências pontuais.
Na sexta (5), a frente fria continua se deslocando para o Norte, diminuindo as chuvas pela região, mas elas devem continuar “em parte do dia no Noroeste, Norte e o Nordeste do estado, em áreas como o Alto Uruguai, Planalto Médio, Serra e Litoral Norte”, afirma o MetSul. Nessas regiões, a chuva pode ser de forte a muito forte e continua o risco de temporais.