Até o dia 23 de setembro, milhares de brasileiros podem solicitar um auxílio emergencial de até R$ 6.220 na Caixa Econômica Federal. Estamos falando do saque-calamidade do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Mas calma que não é tão simples assim. O saque-calamidade não pode ser acessado por qualquer pessoa.
Esse auxílio emergencial é reservado para pessoas que vivem em situações que foram atingidas por desastres naturais, como deslizamentos, enchentes e tempestades severas, tendo estado de calamidade pública decretada pelo município. Confira alguns exemplos de cidades das quais os moradores podem solicitar o saque-calamidade em setembro:
- Passo de Camaragibe (AL)
- Caapiranga (AM)
- Japurá (AM)
- Maraã (AM)
- São Paulo de Olivença (AM)
- Guimarães (AM)
- Presidente Sarney (MA)
- Curuá (PA)
- Maracanã (PA)
- Palestina do Pará (PA)
- Quatipuru (PA)
- São José da Coroa Grande (PE)
- Itaqui (RS)
- Maçambara (RS)
- Mostardas (RS)
- Quevedos (RS)
- São Francisco de Assis (RS)
- São Francisco de Paula (RS)
- Soledade (RS)
- Toropi (RS)
Como solicitar o saque-calamidade:
Através do aplicativo “Meu FGTS”
- Abra o app e clique em “Meus Saques” ou em “Solicitar seu saque 100% digital”;
- Escolha “Calamidade pública”;
- Entre com o seu login e confirme os dados de segurança;
- Clique em “Solicitar saque”;
- Coloque o nome do seu município (se ele estiver apto, vai aparecer na lista);
- Preencha o seu CEP e número de residência e envie os documentos necessários;
- Escolha por qual modalidade você quer receber o auxílio: crédito em conta bancária ou saque presencial;
- Aguarde a confirmação e, se a sua solicitação for aprovada, você vai receber o valor.
Documentos necessários para solicitar o saque:
- Documento de identidade (RG, CNH ou similar);
- Comprovante de residência em nome da pessoa que deseja solicitar, emitido até 120 dias antes do decreto de calamidade;
- Foto do rosto com o documento de identificação em mãos;
- Declaração ou certidão de vínculo, quando necessário.