O período de envio da declaração do Imposto de Renda começou no dia 17 de março e a Receita Federal colocou como prazo final de recebimento dos documentos no dia 30 de maio. Quem já enviou as declarações, terá mais chances de receber suas restituições, conforme a RF vai analisando e liberando os valores que devem retornar ao contribuinte.
Existe uma ordem prioritária para receber a restituição, mas a Receita Federal afirma que, quanto mais cedo enviar a declaração, mais rápido os valores retornam ao bolso do contribuinte, como forma de incentivo. Para isso, foi criado um cronograma que revela quando serão distribuídos os lotes das restituições, que foram divididos em cinco partes.
Confira abaixo o calendário da restituição do Imposto de Renda
- Primeiro lote das restituições: 30/05/2025
- Segundo lote das restituições: 30/06/2025
- Terceiro lote das restituições: 31/07/2025
- Quarto lote das restituições: 29/08/2025
- Quinto lote das restituições: 30/09/2025
Como saber quando será a restituição do IR
É possível acompanhar o andamento da declaração pelo site da Receita Federal, na opção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicar em “Consultar a Restituição”. Embora seja possível visualizar o valor a ser restituído, não há como saber, no momento do envio da declaração, em qual lote o pagamento será efetuado.
Saiba qual é a ordem da fila de prioridades para restituição
- Contribuintes com 80 anos ou mais.
- Contribuintes com idade entre 60 e 79 anos, contribuintes com deficiência e contribuintes com moléstias graves.
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
- Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber a restituição via Pix (com CPF como chave)
- Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix.
- Demais contribuintes.