Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Brócolis pode causar doença rara e levar até à morte

Por Pedro Silvini
14/08/2025
Em Geral
0
Brócolis

(Reprodução/IStock)

Um surto de botulismo ligado ao consumo de “cime di rapa” — hortaliça italiana semelhante ao brócolis — deixou duas pessoas mortas e mais de 14 hospitalizadas na região da Calábria, no sul da Itália. As autoridades sanitárias emitiram um alerta nacional e determinaram o recolhimento de lotes do produto suspeito.

A primeira vítima foi Luigi Di Sarno, 52 anos, artista e músico, que passou mal após comer um sanduíche com linguiça grelhada e “cime di rapa” vendido por um food truck na cidade litorânea de Diamante. Ele viajava de volta para casa com a família quando apresentou sintomas graves. Socorrido na cidade de Basilicata, não resistiu antes de chegar ao hospital.

Primeira vítima de botulismo, Luigi Di Sarno (Reprodução/Facebook)

Dias depois, Tamara D’Acunto, 45 anos, também morreu em decorrência da intoxicação. Entre os internados estão dois adolescentes de 17 anos e duas mulheres na faixa dos 40 anos, sendo que pelo menos dois pacientes permanecem em estado grave.

Tamara D’Acunto, segunda vítima de doença causada por brócolis (Reprodução/Facebook)

Produto e investigação

O Ministério da Saúde ordenou o recolhimento de quatro lotes da conserva de “cime di rapa” das marcas Bel Sapore e Vittoria, com validade até março e abril de 2028. O veículo do food truck foi apreendido, e nove pessoas — incluindo o proprietário, três funcionários da empresa fornecedora e cinco médicos que atenderam as vítimas — são investigadas.

A suspeita é de que o alimento tenha sido contaminado pela bactéria Clostridium botulinum, responsável por produzir a toxina do botulismo, que ataca o sistema nervoso e pode levar à morte por paralisia respiratória.

Casos recentes e risco

O episódio ocorre menos de um mês após outro surto de botulismo na Sardenha, onde oito pessoas adoeceram e uma mulher de 38 anos morreu após consumir guacamole contaminado.

Especialistas reforçam que o botulismo é raro, mas exige diagnóstico rápido e tratamento imediato com antitoxina. Em alimentos, geralmente está associado a produtos mal conservados ou envasados de forma inadequada.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Chevrolet Montana

R$ 34.813: Chevrolet Montana terá desconto especial em nova promoção de agosto

Confira!

amazon

Amazon revolta consumidores após atualização inesperada

04/10/2025
Parte da Floresta Amazônica (Foto: Soichi Noguchi/JAXA)

A cobra mais temida do planeta está na Amazônia

04/10/2025
mar vermelho

Esse foi um dos fenômenos mais assustadores que já aconteceram na Terra

04/10/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix