O Governo Federal anunciou que, a partir do dia 28 de fevereiro até 20 de março, o sistema do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Assistenciais) estará fora do ar para atualizações. A nova versão estará disponível no dia 21 de março, oferecendo um sistema unificado com outros órgãos federais, além de ter ampliado os mecanismos de segurança para identificar fraudes. Mas, de acordo com o governo, o principal objetivo é facilitar os cadastros e agilizar os atendimentos.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), durante esse período o serviço continuará funcionando, mas através de formulários digitais e impressos, para coletar informações dos usuários. Vale ressaltar que a atualização do CadÚnico não vai impactar os pagamento de benefícios como o Bolsa Família, isso porque, os depósitos foram programados para serem concluídos nesta sexta-feira (28/02).
Entenda melhor sobre a atualização do CadÚnico
A data para essa atualização foi escolhida propositalmente na época do Carnaval, para afetar o mínimo possível do sistema que é fundamental para organizar os pagamentos e cadastramento de usuários em diversos programas do governo. Além da mudança no sistema, também vai importar mais de 40 mil entrevistadores e operadores do Cadastro Único nas 9,5 mil unidades de cadastramento, além de 90 milhões de pessoas inscritas em todos os municípios brasileiros.
Lembrando que, não haverá cobranças em novas atualizações de dados ou alterações em valores de auxílios, distribuição dos benefícios atuais. Com um sistema unificado, o governo terá acesso com detalhes sobre as famílias que estão em situação de vulnerabilidade e poderá criar formas de ampliar os programas sociais.




