Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Café está elevando o seu colesterol sem você perceber, revela estudo

Por Pedro Silvini
26/10/2025
Em Geral
0
cafeteira café

(Reprodução/IStock)

O café, uma das bebidas mais consumidas no mundo, pode estar afetando o seu colesterol — dependendo da forma como é preparado. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition revelou que métodos de preparo sem filtro, como espresso, café turco e prensa francesa, elevam os níveis de colesterol “ruim” (LDL) no sangue.

Os pesquisadores acompanharam adultos entre 18 e 24 anos e observaram que quanto mais bebidas à base de espressoeles consumiam, maiores eram seus níveis de colesterol total. Isso ocorre porque o café não filtrado contém substâncias chamadas cafestol e kahweol, compostos naturais do óleo do grão que interferem na regulação do colesterol pelo organismo.

“Esses compostos são capazes de aumentar o LDL, o colesterol associado a doenças cardíacas”, explicou o médico Vikram Vora, diretor da International SOS.

A diferença, segundo os cientistas, está no método de extração:

  • Cafés filtrados (como o tradicional coado) retêm grande parte desses óleos, reduzindo quase totalmente o efeito sobre o colesterol;
  • Cafés sem filtro, como espresso, turco, prensa francesa e o popular “pour over”, permitem a passagem dessas substâncias, elevando o risco quando consumidos em excesso.

O estudo alerta que cinco xícaras de café não filtrado por dia, durante algumas semanas, já são suficientes para aumentar os níveis de colesterol.

Benefícios existem — mas pedem moderação

Apesar desse efeito, o café ainda oferece diversos benefícios à saúde, quando consumido com moderação. Ele é rico em antioxidantes, auxilia na melhora da concentração, acelera o metabolismo e pode proteger o fígado de doenças como cirrose e fígado gorduroso.

Dr. Vora recomenda limitar o consumo a 400 mg de cafeína por dia — o equivalente a três ou quatro xícaras de café filtrado — e evitar o acréscimo de açúcar, creme ou xaropes. Esses ingredientes adicionam gorduras saturadas e calorias extras, que também contribuem para o aumento do colesterol.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Foto: Reprodução/Instagram

Rubinho Barrichello é reconhecido como campeão legítimo da Fórmula 1 de 2009

Confira!

moon jupiter

Nem a química explica: veja o que está acontecendo em Saturno

26/10/2025
Plataforma PIX

Pix deverá ser instalado nos chips dos cartões de crédito e débito

26/10/2025
cometa

Cometa gigante de 5,6 km viaja a 221 mil km/h: impacto com a Terra seria o fim da civilização

26/10/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix