Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Caí em um golpe do Pix: o que fazer? Saiba se tem como recuperar o dinheiro

Por Gabriela Giordani
03/02/2025
Em Geral
0

Apesar dos esforços de instituições financeiras e campanhas para conscientizar as pessoas sobre os riscos de cair em golpes envolvendo Pix, ainda é algo frequente, pois os criminosos seguem criando maneiras de driblar as autoridades e conseguirem ter cada vez mais autenticidade para aplicar as práticas ilegais. 

Quem já caiu em algum golpe, seja de valores baixos ou altos, sabe que é uma experiência frustrante e assustadora, que dá a sensação de imponência nesses casos. No entanto, existem algumas medidas que podem ser tomadas para tentar recuperar o dinheiro e evitar que isso aconteça novamente, como por exemplo, avisar imediatamente o seu banco. 

Ao notar que caiu em um golpe, entre em contato com o seu banco o mais rápido possível e informe sobre a transação fraudulenta. Existe uma modalidade no banco chamada Mecanismo Especial de Devolução (MED), um recurso do Banco Central que facilita a recuperação de valores em casos de fraudes.

Confira abaixo outros métodos para se recuperar de golpes no Pix

Após solicitar a devolução na instituição bancária que foi feita a transação via Pix, é fundamental fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.), para que sirva como prova de que foi vítima de um crime e pode ser utilizado em processos futuros. Descreva detalhadamente o ocorrido, incluindo datas, valores e informações sobre o golpista, se possível. A resposta pode não ser imediata, por isso é importante guardar todas as provas do crime. 

Para evitar que esses crimes aconteçam, evite compartilhar seus dados com pessoas desconhecidas, mesmo que pareçam confiáveis. Desconfie de mensagens não solicitadas e links suspeitos e, se possível, altere todas suas senhas para algoritmos fortes. Ative a autenticação de dois fatores em seus aplicativos bancários e outras contas importantes e sempre tenha seus aplicativos bancários e antivírus atualizados, para que recebam as proteções necessárias conforme novos golpes vão surgindo. 

Gabriela Giordani

Gabriela Giordani

Jornalista pela Unesp de Bauru. Diariamente produzindo nas editorias do Mix.

Próximo post
dinheiro

Homem ganha R$ 180 na loteria e transforma prêmio em R$ 18 milhões

Confira!

Domingão com Huck

Ao vivo no Domingão, Luciano Huck surpreende o público com mensagem para Lula

28/10/2025
tarefa domestica, limpar

Anvisa acaba de proibir a venda de produtos de limpeza desta marca

28/10/2025
Imagem ilustrativa: freepik

Cidade brasileira conquista visitantes pela educação exemplar dos seus moradores

28/10/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix