O Saque-Aniversário surgiu como uma alternativa para que os trabalhadores com carteira assinada tivessem acesso ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em uma modalidade diferente das tradicionais, como ter que ser demitido sem justa causa para ter acesso ao saldo. Mas, é preciso entender os critérios por trás dessa opção e é um alerta que a Caixa Econômica Federal faz para que os trabalhadores não sejam surpreendidos negativamente.
Isso porque, ao optar pelo Saque-Aniversário o trabalhador perde o direito de sacar o saldo total do FGTS em caso de demissão sem justa causa. Assim, ele terá somente o direito à multa rescisória de 40% sobre o saldo. Portanto, é importante se atentar às regras dessa modalidade, para não ter implicações financeiras no futuro em caso de demissões.
Outros critérios em torno do Saque-Aniversário
Quando o trabalhador opta por sacar o FGTS no mês do aniversário, o saldo diminui ao longo do tempo e isso pode impactar negativamente no futuro, caso a pessoa queira usar o benefício para comprar própria ou sacar na aposentadoria. Por isso, é preciso ter um planejamento financeiro se quiser aproveitar a modalidade e se organizar com os valores, analisando se sacado anualmente será realmente útil e se não fará falta em situações de emergência, como o desemprego.
Confira abaixo calendário de pagamento do saque-aniversário do FGTS
O Saque-Aniversário já está disponível em 2025 e os trabalhadores precisam se atentar nas datas para saber quando vão poder ter acesso ao saldo:
- Nascidos em Janeiro: 2 de janeiro a 31 de março
- Nascidos em Fevereiro: 3 de fevereiro a 30 de abril
- Nascidos em Março: 3 de março a 30 de maio
- Nascidos em Abril: 1º de abril a 30 de junho
- Nascidos em Maio: 2 de maio a 31 de julho
- Nascidos em Junho: 2 de junho a 29 de agosto
- Nascidos em Julho: 1º de julho a 30 de setembro
- Nascidos em Agosto: 1º de agosto a 31 de outubro
- Nascidos em Setembro: 1º de setembro a 28 de novembro
- Nascidos em Outubro: 1º de outubro a 30 de dezembro
- Nascidos em Novembro: 3 de novembro a 30 de janeiro de 2026
- Nascidos em Dezembro: 1º de dezembro a 27 de fevereiro de 2026




