Mas não estamos falando de uma câmera de celular. No Observatório Vera C. Rubin, no deserto do Atacama, no Chile, está a maior câmera digital do mundo, com incríveis 3.200 megapixels. Em comparação, a câmera do iPhone 16 conta com 48 MP – 66 vezes menos potente.
E tanta potência obviamente se reflete no tamanho da câmera. Segundo o Olhar Digital, ela é do tamanho de um carro e pesa mais de três toneladas. Cada imagem produzida por essa câmera tem resolução suficiente para identificar uma bola de golfe a impressionantes 25 km de distância. Ela conta com filtros gigantes capazes de captar diferentes tipos de luz, desde o ultravioleta até o infravermelho.

Primeiras imagens da câmera serão lançadas em breve
O lançamento oficial acontece na próxima segunda (23), às 12h (no horário de Brasília). O canal oficial do Observatório Vera C. Rubin vai lançar as imagens em transmissão ao vivo em inglês e espanhol. Os links também serão disponibilizados no site do Observatório.
Além de contar com a maior câmera digital do mundo, o Observatório Rubin conta com outras iniciativas ambiciosas. Um destaque é que, nos próximos dez anos, o Observatório vai fotografar o mesmo trecho do espaço a cada três dias, com uma foto a cada 30 segundos. De acordo com o Olhar Digital, essa iniciativa vai ajudar a aprofundar pesquisas sobre o universo.
Grande parte dos dados coletados pelo Observatório no Chile serão disponibilizados para acesso público. Com isso, cientistas, estudantes e até amadores podem fazer suas descobertas com base nas imagens.