Os especialistas em linguagem corporal sabem muito bem: a forma como uma pessoa se move pode dizer tanto sobre ela quanto suas palavras. A forma de gesticular, as expressões faciais e até o jeito de andar podem oferecer insights interessantes sobre a personalidade de alguém.
Como explica o C.B. Radar, estudos recentes indicam que o ato de andar está ligado a características como proatividade e determinação. A psicologia acredita que a forma de caminhar também é uma resposta do corpo a fatores como estresse ou ansiedade.
O que significa cada jeito de andar
Sabe aquela pessoa que anda sempre acelerada, mesmo sem estar atrasada? De acordo com a psicologia, as pessoas que têm esse passo acelerado costumam ser energéticas, ativas e focadas em seus resultados. Elas valorizam o tempo disponível e buscam a maior eficiência possível em suas tarefas diárias.
Por outro lado, esse jeito de andar sempre rápido pode ser sinal de uma mente inquieta, com o caminhar sendo uma forma do corpo “descarregar” essa energia interna.
Mas e o contrário? Pessoas que andam com passos lentos e relaxados costumam ser indivíduos mais tranquilos, que preferem apreciar o momento presente e valorizam a tranquilidade.
Também existem pessoas que andam de forma leve ou até “dançante”, estilo que pode indicar uma personalidade criativa e alegre, com estilo mais livre de se expressar, explica o portal Uai.
No final dos anos 1980, psicólogos americanos também observaram duas formas gerais de caminhar: um tipo mais jovem e um mais velho. No tipo mais jovem, a pessoa caminha com um ritmo cadenciado, balanço dos braços e quadris, enquanto no mais velho, o andar é mais rígido e lento, com maior inclinação à frente. No geral, pessoas que andam da primeira forma são percebidas como mais felizes e confiantes.