Após as cerimônias e funeral terem ocorrido no Vaticano, para a despedida do papa Francisco, os cardeais de diversas regiões do mundo se reuniram na cidade-estado para acompanharem os protocolos e, em seguida, se reunirem daqui algumas semanas para voltarem para um sucessor de Francisco. Durante esse processo, os cardeais ficam hospedados no local e são servidos com um cardápio bem italiano, repleto de macarrão à carbonara, burrata e escalope.
Esse hábito é comum, pois com o Conclave ocorrendo no Vaticano, as refeições ocorrem na Domus Sanctae Marthae, residência onde ficam hospedados dentro do Vaticano. As responsáveis pelos banquetes são as freiras, que servem a residência. No passado, o cardápio era mais restrito, porém foi sendo alterado com o tempo, sendo bem mais completo.
Quando será escolhido o novo papa?
De acordo com o Vaticano, a votação para a escolha do novo papa será a partir do dia 7 de maio. O Conclave é a reunião do Colégio de Cardeais na Capela Sistina, no Vaticano, para eleger o novo líder da Igreja Católica. Só podem participar cardeais com até 80 anos e a votação é secreta, através de cédulas que os próprios devem escrever o nome do candidato.
A definição só ocorre quando um cardeal tiver dois terços dos votos, permitindo que seja queimadas as cédulas para que saia a fumaça branca da Capela Sistina, indicando a eleição do novo papa. Após a fumaça branca, o novo papa aparece na sacada da Basílica de São Pedro para se apresentar aos fiéis.