Nas redes sociais, você talvez já tenha visto algum vídeo de um influenciador ou criador de conteúdo dizendo que comer carne vermelha nos dias antes da menstruação poderiam ajudar a reduzir alguns sintomas mais incômodos desse período, como as temidas cólicas. Mas será que existe alguma verdade nessa afirmação ou tudo não passa de invencionice da internet?
Consultada pelo El Comercio, Alida Oblitas, ginecologista e obstetra da Clínica Ricardo Palma, explica que algumas mulheres tendem a ter níveis mais baixos de hemoglobina durante a menstruação, aumentando o risco de anemia. Por isso, seria recomendado intensificar o consumo de alimentos ricos em ferro e proteínas, como carne vermelha.
Mesmo assim, isso não significa que esses alimentos ajudem com a cólica. Não existem evidências científicas que comprovem essa relação. Inclusive, consumir muita carne vermelha e carboidratos durante a menstruação pode acabar prejudicando o seu corpo, aumentando a inflamação e piorando os sintomas da menstruação.
O que ajuda mesmo com as cólicas menstruais?
Segundo o El Comercio, a nutricionista Evelyn Paan, professora de nutrição na Universidad Católica Sedes Sapientiae, no Peru, explica que dois minerais podem ajudar com sintomas incômodos da menstruação: potássio e magnésio. O potássio ajuda a prevenir a retenção de líquidos, diminuindo aquela sensação incômoda de inchaço. Já o magnésio ajuda a relaxar os músculos e a aliviar cãibras.
Outro nutriente a ser adicionado são os ácidos graxos ômega-3, presentes em peixes como salmão, atum ou cavala. Esse tipo de gordura tem um efeito anti-inflamatório que ajuda a aliviar a dor e melhor o bem-estar. Por fim, uma dica óbvia: manter a hidratação em dia.