Um caso que ganhou muita repercussão na mídia foi o de um casal encontrado morto em um motel na cidade de São José, em Santa Catarina. Recentemente, a Polícia Científica de Santa Catarina (PCI) divulgou a causa da morte do policial militar Jeferson Luiz Sagaz e da empresária Ana Carolina Silva: intoxicação exógena.
Como explica matéria do GLOBO, a intoxicação é exógena quando é causada por substâncias ou alimentos introduzidos no organismo por meio de ingestão, inalação ou absorção pela pele. A maioria dos casos de intoxicação exógena é por causa da ingestão de drogas orais, mas também pode acontecer por causa de outras substâncias, como medicamentos, alimentos, produtos químicos de uso industriam, entre outros.
Uma matéria do UOL destaca que intoxicação exógena não é sinônimo de overdose e envenenamento, apesar de alguns casos poderem se sobrepor. “‘Intoxicação exógena’ é a categoria oficial empregada nos laudos e notificações médicas para qualquer exposição externa que resulte em toxicidade clínica”, explica o site.
A perícia descobriu que o casal que estava no motel consumiu quantidades elevadas de cocaína e bebida alcoólica. A concentração das substâncias no sangue das vítimas já era o bastante para matar o casal, mas outro fator que contribuiu foi a temperatura da água da banheira onde os corpos foram encontrados. A água estava a 50ºC, o que teria causado o “colapso térmico” dos corpos.
Principais sintomas de intoxicação exógena
- Vômito;
- Salivação excessiva;
- Sonolência;
- Desorientação;
- Dificuldade de respirar;
- Desmaio;
- Convulsão;
- Lesão;
- Queimadura ou vermelhidão na pele, boca e lábios; e
- Alteração súbita do comportamento ou do estado de consciência.