Depois de quase dois meses preso na Superintendência de Polícia Federal (PF), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), foi transferido. Na última quinta-feira (15), o ex-presidente passou a ocupar uma cela no 19º Batalhão da PM (Polícia Militar) do Distrito Federal, popularmente conhecido como “Papudinha”, localizado dentro do Complexo Penitenciário da Papuda em Brasília (DF).
A nova cela que Bolsonaro ocupa conta com 64,83 metros quadrados, mais de cinco vezes maior do que a cela de 12 m² que ele ocupava anteriormente. Do espaço da cela, cerca de 10 m² são de área externa. A cela comporta quatro pessoas, mas será usada apenas pelo ex-presidente. Quem determinou a transferência foi o ministro do STF e relator do caso da trama golpista, Alexandre de Moraes. A defesa do ex-presidente apresentou alguns requerimentos relacionados à saúde e ao bem-estar de Bolsonaro, atualmente com 70 anos.
De acordo com o Poder 360, a cela conta com banheiro com chuveiro de água quente, cozinha equipada, lavanderia, quarto com cama de casal e até sala, além de armários e televisão. Na decisão de transferência, Moraes também autorizou que a defesa do ex-presidente instale equipamentos para fisioterapia, como bicicleta e esteira, grades de proteção e barras de apoio na cama e em outras partes da cela.
O ministro do STF afirma que a nova unidade oferece condições melhores para atender solicitações da defesa, como mais tempo de visitas, sessões de fisioterapia e a possibilidade de fazer exercícios físicos fora dos horários fixos. Moraes pontuou que considera as críticas à antiga cela de Bolsonaro na PF como injustas, mas entender a transferência como conveniente.




