Está se candidatando a um concurso, a uma vaga de emprego no setor público ou a uma faculdade? Você provavelmente vai precisar de uma certidão de quitação eleitoral, documento que comprova que você está em dia com as suas obrigações como eleitor. Lembrando que, no Brasil, o voto é obrigatório para pessoas alfabetizadas entre 18 e 69 anos. Entenda aqui o passo a passo para retirar a sua certidão.
Você pode emitir a sua certidão de duas formas:
- Nos Cartórios Eleitorais;
- Através da internet.
Lembrando que, através da internet, você não consegue emitir a sua certidão se não houver divergência entre os dados informados e os registrados ou se não existir restrição no histórico da inscrição, como faltas não justificadas ou prestação de contas dependentes.
Para retirar a certidão através da internet, você precisa primeiro entrar no site do Tribunal Superior Eleitoral. Na seção de “autoatendimento eleitoral”, você encontra a opção “certidão de quitação”.

Depois, é só preencher o site com os seus dados de acordo com a forma como eles estão no seu título de eleitor:
- Nome;
- Número do título ou cpf;
- Data de nascimento;
- Nome da mãe;
- Nome do pai.
Então é só clicar no botão de emitir e voilà: sua certidão de quitação eleitoral.

Como pagar multa em casa de atraso nas últimas eleições?
O prazo para justificar ausência no segundo turno das Eleições de 2024 terminou nesta terça (7), então, se você ainda não apresentou uma justificativa para não ter ido votar no ano passado, você vai ter que pagar uma multa. Você gerar um boleto ou um código PIX para pagar a multa através do site do TSE.
Na seção de autoatendimento eleitoral, você pode clicar na parte de “débito eleitoral”, que permite consultar e saldar débitos eleitorais. Basta colocar suas informações e você vai encontrar os débitos em aberto.