O Chat GPT é uma tecnologia de inteligência artificial que vem se popularizando nos últimos anos, mas a maioria das pessoas ainda não aproveita o potencial da ferramenta. Você sabia que pode usar uma ajuda do Chat GPT para fazer a sua declaração de Imposto de Renda – economizando uma graninha que talvez você usaria para contratar um contador?
Segundo o e-Investidor do Estadão, a inteligência artificial promete te ajudar a “identificar deduções, preencher dados automaticamente e minimizar erros comuns”. Isso não quer dizer que ela vai fazer tudo para você, mas a ferramenta pode ser uma aliada útil. Em entrevista ao e-Investidor, o diretor da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), Daniel Marques, comparou o Chat ao Excel.
“Nos EUA, quando o Excel surgiu, muitos contadores ficaram com medo de ser substituídos por usuários comuns criando seus próprios balanços. No entanto, o efeito foi o oposto: a ferramenta potencializou a profissão, aumentando a demanda por especialistas”, relembrou Marques.
“O ChatGPT torna processos mais rápidos e eficazes, especialmente na análise de dados não estruturados. Antes, o uso de IA com machine learning (aprendizado de máquina) exigia treinamento lento e caro. Com a IA generativa, esse processo se torna mais acessível e eficiente”, argumenta o especialista.
Segundo Morvan Meirelles Costa Junior, sócio fundador do Meirelles Costa Advogados, as ferramentas de IA são boas para identificar deduções e otimizações fiscais. Mas ele observa que o julgamento humano ainda é indispensável para interpretar as normas fiscais e analisar o contexto financeiro do contribuinte.
Usar o Chat GPT para fazer o seu Imposto de Renda pode ser perigoso?
Em janeiro, a startup chinesa DeepSeek sofreu com o vazamento de dados de milhões de usuários. Ao e-Investidor do Estadão, o professor direito tributário da Universidade de São Paulo (USP), André Mendes Moreira, alertou que usar a IA para fazer a sua declaração envolve o processamento de dados “altamente sensíveis”, o que traz seus riscos.
Exemplos de riscos são o uso indevido das suas informações devido a ataques cibernéticos ou falhas de infraestrutura. O professor recomenda que o usuário sempre verifique se a ferramenta de IA utilizada conta com “certificações, políticas de privacidade claras e mecanismos robustos de criptografia e segurança”.