Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Chat GPT pode evitar esse gasto na sua renda. Veja!

Por Carolina Carvalho
16/04/2025
Em Geral
0
chat gpt

Imagem de freepik

O Chat GPT é uma tecnologia de inteligência artificial que vem se popularizando nos últimos anos, mas a maioria das pessoas ainda não aproveita o potencial da ferramenta. Você sabia que pode usar uma ajuda do Chat GPT para fazer a sua declaração de Imposto de Renda – economizando uma graninha que talvez você usaria para contratar um contador?

Segundo o e-Investidor do Estadão, a inteligência artificial promete te ajudar a “identificar deduções, preencher dados automaticamente e minimizar erros comuns”. Isso não quer dizer que ela vai fazer tudo para você, mas a ferramenta pode ser uma aliada útil. Em entrevista ao e-Investidor, o diretor da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), Daniel Marques, comparou o Chat ao Excel.

“Nos EUA, quando o Excel surgiu, muitos contadores ficaram com medo de ser substituídos por usuários comuns criando seus próprios balanços. No entanto, o efeito foi o oposto: a ferramenta potencializou a profissão, aumentando a demanda por especialistas”, relembrou Marques.

“O ChatGPT torna processos mais rápidos e eficazes, especialmente na análise de dados não estruturados. Antes, o uso de IA com machine learning (aprendizado de máquina) exigia treinamento lento e caro. Com a IA generativa, esse processo se torna mais acessível e eficiente”, argumenta o especialista.

Segundo Morvan Meirelles Costa Junior, sócio fundador do Meirelles Costa Advogados, as ferramentas de IA são boas para identificar deduções e otimizações fiscais. Mas ele observa que o julgamento humano ainda é indispensável para interpretar as normas fiscais e analisar o contexto financeiro do contribuinte.

Usar o Chat GPT para fazer o seu Imposto de Renda pode ser perigoso?

Em janeiro, a startup chinesa DeepSeek sofreu com o vazamento de dados de milhões de usuários. Ao e-Investidor do Estadão, o professor direito tributário da Universidade de São Paulo (USP), André Mendes Moreira, alertou que usar a IA para fazer a sua declaração envolve o processamento de dados “altamente sensíveis”, o que traz seus riscos.

Exemplos de riscos são o uso indevido das suas informações devido a ataques cibernéticos ou falhas de infraestrutura. O professor recomenda que o usuário sempre verifique se a ferramenta de IA utilizada conta com “certificações, políticas de privacidade claras e mecanismos robustos de criptografia e segurança”.

INSS

PIX bônus pode cair na sua conta nesse mês. Fique ligado!

Ótima notícia para aposentados e pensionistas! Com o adiantamento do 13º do INSS, um dinheiro bônus vai cair muito em …
Leia mais
X

PIX bônus pode cair na sua conta nesse mês. Fique ligado!

Leia mais
Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Próximo post
Pessoa Bocejando

Você boceja muito? Sua saúde pode estar comprometida!

Confira!

Padre Fábio de Melo

Existe um alimento que o padre Fábio de Melo abomina e não come há anos

24/12/2025
ônibus

Idosos terão direito a passagens grátis em ônibus semi-leito, leito e cabine cama em 2026

24/12/2025
Cesar Victora (Foto: Daniela Xu / Epidemiologia Ufpel)

Gaúcho foi eleito o cientista mais importante do Brasil e está em ranking mundial

24/12/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix