Recentemente, a MetSul Meteorologia publicou um alerta para um cenário de perigo por causa de ventos intensos que vão se formar nas proximidades do Sul e do Leste do Rio Grande do Sul. De acordo com a MetSul, uma baixa pressão se converte em um ciclone extratropical entre quarta (28) e quinta (29).
Somada à frente fria que chegou ao Brasil esta semana, a baixa pressão que atua no estado reforça a instabilidade do clima, aumentando as chances de chuva que pode ser de forte a torrencial. Os dados analisados pela MetSul, esse centro de baixa pressão vai atravessar o estado gaúcho, do Noroeste em direção ao Oceano Atlântico.
“Esta área de baixa pressão em superfície, então, vai entrar em fase com uma baixa fria em altitude, que acompanha o núcleo da massa de ar frio que chega ao estado, gerando um processo de ciclogênese (formação de um ciclone)”, afirma a MetSul. Segundo o site, apesar de compacto, esse ciclone será intenso e centrado na região entre Mostardas e Tramandaí.
Entre a tarde e a noite de quinta, o ciclone começa a se afastar gradualmente e seus efeitos vão diminuindo.
Ciclone pode causar estragos entre hoje e amanhã no Rio Grande do Sul
Com previsão de ventos que podem chegar a impressionantes 100 km/h, o ciclone com rajadas intensas pode sim causar estragos no Sul do país. “Em áreas como Lagoa dos Patos, Mostardas, Capão da Canoa e Porto Alegre, os efeitos podem ser ainda mais severos”, afirma a Agência GBC.
As chuvas fortes podem causar quedas de árvores, de energia, além de risco de alagamentos, inundações e desabamentos. O vento também pode derrubar postes e cabos de energia.