A região do Sul do Brasil foi marcada pela imigração alemã e italiana, então várias cidades dessa região acabaram com uma carinha bem diferente do resto do país. A cidade de Pomerode, em Santa Catarina, é conhecida como “Nossa Pequena Alemanha”.
Pomerode se destaca por preservar as tradições da colonização alemã. Mais de 90% da sua população, estimada em 34 mil habitantes, é descendente de alemães. Inclusive, o idioma alemão é considerado o idioma co-oficial do município, junto com o português, e muitos habitantes do município falam o dialeto Pomerano, uma variação do Baixo Alemão.
A cidade atrai turistas de todo país com sua programação cultural, festas tradicionais e gastronomia inspirada na cultura alemã e é uma forma de encontrar um pedacinho da Europa aqui no Brasil. O clima temperado úmido oferece temperaturas amenas durante grande parte do ano, mais um diferencial.
Além de oferecer uma infraestrutura turística de qualidade, Pomerode tem um dos melhores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do estado, oferecendo uma boa qualidade de vida aos seus habitantes.
O que fazer em Pomerode?
Uma boa opção para quem está na cidade é aproveitar a Festa Pomerana, que acontece no mês de janeiro. A atração reúne desfiles, concursos típicos e apresentações folclóricas, além de várias opções de gastronomia alemã. Segundo o site tupi.pm, o evento atrai cerca de 25 mil habitantes a cada edição.
Outro destaque é a Rota do Enxaimel, um percurso de 16 quilômetros que reúne cerca de 50 casas construídas no estilo arquitetônica enxaimel. A Organização Mundial do Turismo reconhece esse passeio como uma das melhores vilas turísticas do mundo.




