Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Início Geral

Cidade brasileira que já era minúscula fica ainda menor e está desaparecendo

Por Pedro Silvini
07/09/2025
Em Geral
0
Cidade Brasil

O município de Anhanguera, no sul de Goiás, viu sua população encolher ainda mais em 2025. Com apenas 44 km² de área territorial, a cidade é a menor do estado e também a que reúne o menor número de habitantes.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população local passou de 921 para 913 moradores entre 2024 e 2025, uma redução de oito pessoas.

Localizada a cerca de 270 km de Goiânia, Anhanguera foi formada por turmeiros, sírios e libaneses atraídos pela antiga Estrada de Ferro Goiás. O povoado se tornou distrito de Cumari em 1948 e, poucos anos depois, conquistou autonomia administrativa, em 1953.

Hoje, a cidade é reconhecida pela tranquilidade, segurança e acolhimento de seus moradores. Ainda assim, o título de “menor cidade de Goiás” — e a terceira menor do Brasil — traz consigo o alerta para o risco de esvaziamento populacional.

Sem nascimentos há duas décadas

Outro dado que chama atenção é a ausência de novos moradores nascidos no município. Segundo a prefeitura, o último nascimento registrado em Anhanguera ocorreu em 2003.

A jovem Lidiane Aparecida, hoje com 20 anos, foi a última “anhanguerina” a nascer na cidade.
“Eu nasci em casa, não deu tempo de ir para um hospital em Catalão. Eu fui a última a nascer aqui, pelas mãos de uma parteira. Muita gente foi lá para me ver nascer”, contou ao G1.

A explicação para a ausência de partos está no fato de que a cidade conta apenas com uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Para dar à luz, as gestantes precisam se deslocar até municípios vizinhos, como Catalão.

O futuro em risco

Com menos de mil habitantes e nenhum registro de novos nascimentos há 20 anos, Anhanguera enfrenta o desafio de manter sua população e garantir serviços básicos à comunidade.

Para especialistas, cidades como Anhanguera revelam o impacto do êxodo rural e da falta de oportunidades em municípios pequenos, o que ameaça a sobrevivência de localidades históricas no interior do Brasil.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
anvisa

Anvisa faz comunicado geral para pessoas portadoras de diabetes

Confira!

Imposto de Renda IR

O reembolso do IR 2025 não caiu na sua conta? Saiba o motivo

07/09/2025
soro

Cuidado: esse soro pode causar falência em órgãos e levar à morte

07/09/2025

Brasil pode ter deserto em poucos anos se isso acontecer

07/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix