De acordo com as informações divulgadas pela Prefeitura de Sorocaba, cidade do interior de São Paulo, a intenção é de que seja construído no centro o maior prédio do mundo. O projeto ambicioso foi anunciado em outubro de 2024 e foi confirmado pelo prefeito Rodrigo Manga, do Republicanos. Em parceria com a iniciativa privada, o projeto tem como objetivo revitalizar o centro, construindo o mega edifício residencial e comercial para atrair investimentos e turistas.
O futuro arranha-céu terá 170 andares, o que representa cerca de um quilômetro de altura, sendo que o projeto é inspirado no maior edifício do mundo, o Burj Khalifa, nos Emirados Árabes, com 828 metros de altura e 163 andares. Até o momento, o maior prédio do Brasil é o Yachthouse, em Balneário Camboriú (SC), com 290 metros e 81 andares. Além de se tornar um ícone mundial da arquitetura, o prédio geraria milhares de empregos durante a construção e a operação, além de valorizar a região central e revitalizar a área.
Mais informações sobre o maior prédio do mundo em Sorocaba
Vale ressaltar que em Sorocaba é possível encontrar um edifício bem alto, chamado Ícone, com 141 metros de altura e 45 andares, mas está localizado fora do centro, no bairro Jardim Faculdade, na zona sul da cidade. Em uma entrevista ao Estadão, Manga afirmou que o projeto do novo arranha-céu prevê a criação de 5 mil vagas de trabalho diretas e indiretas e um investimento de R$ 2 bilhões pela iniciativa privada:
“Nós estamos fazendo a revisão do Plano Diretor, que não é mudado há dez anos, para retirar o limite de altura das construções apenas na região central. Vamos dar também isenção de outorgas e taxas para atrair investimentos”, disse.