Muitas pessoas acreditam que Porto Seguro, na Bahia, seria a cidade mais antiga do Brasil… mas, como você já imagina pelo título, elas estão erradas. A cidade baiana é sim o ponto de chegada dos colonizadores ao nosso país, mas a primeira “cidade” do nosso país surgiu em São Paulo: estamos falando de São Vicente.
São Vicente, São Paulo, foi a primeira “cidade” do Brasil
De acordo com o site da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), o território que hoje chamamos de São Vicente foi posto do primeiro assentamento português reconhecido na época do Brasil Colônia. Fundada pelo administrador colonial Martim Afonso de Sousa, São Vicente foi a primeira vila com governo próprio e eleições regulares. Como destaca o presidente do Instituto Histórico e Geográfico da cidade paulista, Paulo Eduardo Costa, na época o termo cidade ainda nem era usado.
E é claro que o local em que São Vicente foi fundada não foi escolhido ao acaso. Como explica o site da Alesp, a região oferecia uma geografia propícia para navegação, com muitos rios e nascentes, facilitando o abastecimento de embarcações e o desenvolvimento agrícola. “Nos idos de 1500, a água era um bem preciosíssimo. Com ela, você conseguia fazer não só o abastecimento das naus [espécie de embarcação portuguesa] que eram usadas nas explorações da América do Sul, mas também possibilitava a produção de alimentos”, explicou Costa ao site.
Antes de ser invadida pelos portugueses, a região da vila era habitada por várias etnias indígenas, como tupinambás, tupis e guaianás. Ainda existe uma aldeia na região, a Aldeia Paranapuã, habitada por indígenas guarani mbya, que fica dentro da reserva ecológica do Parque Estadual Xixová-Japuí.
Recentemente, São Vicente completou seus 494 anos de história.





