Como o Brasil é um país tropical, existem diversas regiões que se destacam por ter a temperatura elevada, mas um município chamou a atenção neste ano, por estar localizado entre o Rio Grande do Sul com o Uruguai. Apesar dessa região ser associada ao frio, a cidade de Quaraí teve seus termômetros com números recordes no início do ano e se tornou a cidade mais quente do país entre janeiro e fevereiro.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros marcaram 41,2°C na quarta-feira no dia 5 de fevereiro, sendo que a cidade atingiu 43,8°C, o maior valor registrado no estado em 115 anos. Na época, a sensação térmica também foi um problema para os moradores da cidade, pois umidade do ar e a radiação solar intensa fizeram com que a população sentisse que estava mais de 50°C em áreas abertas, principalmente no meio do dia, segundo cálculos do Inmet baseados no índice de calor.
Entenda como a Quaraí foi uma das cidades mais quentes em 2025
Diante as altas temperaturas, a prefeitura local precisou emitir uma série de notas para ajudar a população, indicando quais seriam as melhores condutas por causa do calor intenso, como uso de roupas leves e bastante hidratação. Vale ressaltar que essas recomendações foram baseadas no que foi dito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), quando as temperaturas estivessem superiores a 40°C, representando risco à saúde.
Isso porque, quando a cidade está passando por essas ondas de calor, é fundamental se manter hidratado, pois o corpo perde água rapidamente pelo suor, levando a tontura, fadiga e confusão mental. Outros sintomas são exaustão térmica, que é causada pela exposição ao calor, fazendo com que tenha dores de cabeça conforme a temperatura corporal fica elevada, podendo evoluir para um quadro grave.