A cidade de Belém já é a capital do Pará, mas agora a cidade também tem outro título de capital para chamar de seu: o título de “Capital Mundial do Brega”, reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) Turismo. Aproveitando esse reconhecimento inédito, o Ministério do Turismo decidiu lançar a campanha “O mundo é Brega e Belém é a capital”.
Segundo o Diário do Litoral, a campanha será estrelada por um dos nomes mais conhecidos da música brega, a paraense Joelma, e deve contar com ampla divulgação na mídia nacional, rádio, plataformas digitais e mídias sociais. A ação faz parte da estratégia “Conheça o Brasil”, pensada pelo ministério como uma forma de estimular o turismo doméstico e valorizar manifestações culturais de diversas partes do país.
“Essa campanha celebra a força criativa do povo paraense e reafirma o Brasil como um país de culturas vibrantes e singulares. Mais do que um estilo musical, o brega é símbolo de identidade, pertencimento e alegria, e agora, um cartão de visita para o mundo conhecer Belém”, declarou o ministro do turismo, Celso Sabino.
Belém terá Museu Mundial do Brega
Aproveitando o lançamento da campanha, o prefeito da capital paraense, Igor Normando (MDB), anunciou que Belém terá um Museu dedicado ao gênero musical, contando a história da música Brega desde sua origem até a explosão de artistas como a própria Joelma que consolidarem o gênero como símbolo do estado.
De acordo com o Diário do Litoral, o brega surgiu nas periferias de Belém. “Do romantismo tradicional às batidas eletrônicas do tecnobrega, o ritmo incorporou influências caribenhas e experimentações sonoras, conquistando o Brasil e o mundo”, completa o site.