Apesar de ainda não ser a forma mais popular de fazer pagamentos, um dado curioso foi revelado sobre o uso de Bitcoins no mundo, tendo o Brasil como destaque. De acordo com o levantamento do BTC Map, o nosso país superou El Salvador em termos de lugares que aceitam pagamentos diretamente com bitcoin. Inclusive, uma das justificativas desse movimento financeiro é motivado pelo “Bitcoin é Aqui!”, que foi criado em Rolante, no Rio Grande do Sul. Por causa disso, a cidade gaúcha se tornou a “cidade Bitcoin” do mundo, com 194 locais aceitando bitcoin como meio de pagamento.
A capital do estado também está na lista e Porto Alegre aparece em segundo lugar, com 102 estabelecimentos comerciais que aceitam bitcoin. Vale ressaltar que existem outros lugares do Brasil que também estão adaptados com a criptomoeda, com São Paulo aparecendo na BTC Map, por causa da iniciativa Go BTC e Montanha Bitcoin, permitindo que mais de 40 estabelecimentos aceitem o bitcoin.
Como funciona o Bitcoin no Brasil?
É possível usar a criptomoeda em diversos estabelecimentos, como hotéis, restaurantes, bares, vinícolas, spas, farmácias, supermercados, barbearias, entre outros locais que tenham o bitcoin como forma de pagamento. Para isso, muitos desses lugares comerciais utilizam métodos on-chain ou aproveitam a rede Bitcoin Lightning, permitindo pagamentos instantâneos e eficientes.
Para explicar melhor esse método financeiro, Ricardo Stim, líder do Bitcoin é Aqui!, em Rolante, RS, contou em uma entrevista ao CriptoNoticias, as vantagens da população usar a criptomoeda: “Muitos ajudam a instalar carteiras e a resolver dificuldades. Os contadores também aderiram e são eles que fazem a diferença quando o empresário decide adotar o bitcoin”, disse Stim ao portal.
No Brasil, o bitcoin funciona da mesma forma que em qualquer outro lugar do mundo. Você pode comprar, vender e armazenar Bitcoins através de plataformas chamadas exchanges. Através dessas plataformas, é possível negociar bitcoins por reais.