Stegodyphus dumicola é o nome científico das aranhas sociais da África, que ganham o apelido de aranhas “hippies” por causa da forma diferenciada do comportamento delas. As aranhas dessa espécie formam agregações, colônias com dezenas a centenas de animais, conta matéria da Superinteressante.
E uma pesquisa mais recente descobriu o que pode causar esse comportamento: segundo esse estudo, as aranhas “hippies” não têm personalidades distintas. Ao longo da vida, os traços comportamentais desses aracnídeos mudam de forma dramática. Justamente por mudarem tanto, é difícil para os cientistas entenderem qual exatamente é a personalidade delas.
O estudo, recentemente publicado no Animal Behaviour, monitorou 28 colônias de aranhas da espécie, que são nativas da África Central e no sul do continente. Acompanhando os animais por quatro meses, analisando-as a cada duas semanas, as aranhas eram marcadas com tinta.
Aranhas “hippie” vivem sem hierarquia
As várias mudanças de comportamento das aranhas dessa espécie são explicadas pela forma diferente como elas vivem. Diferente da maioria dos animais, essas aranhas vivem em grupos sem papéis sociais definidos e sem hierarquia. “Todos os indivíduos trabalham juntos para caçar e criar os filhotes, e chegam a se sacrificar por crias que não são diretamente deles, mas de outros membros do grupo”, conta a Superinteressante.
“Isso desafia a ideia de que personalidades individuais são os motores de resultados evolutivos e ecológicos nessa espécie”, declarou a principal autora do estudo, Lena Grinsted. A personalidade das aranhas hippies traz um desafio para a ecologia comportamental, já que mostra que o estudo da personalidade de animais precisam de métodos mais rigorosos e que não projetem definições humanas sobre esses animais.




