Quanto de água você precisa beber por dia? A resposta parece óbvia, não é mesmo? Durante muito tempo, o consenso geral foi de que você precisa beber dois litros de água por dia para se manter hidratado. Mas será que é bem assim? O site Minha Vida aponta: “se cada pessoa tem necessidades nutricionais diferentes, por que todos precisariam da mesma quantidade exata de água?”.
A recomendação de dois litros acaba sendo genérica e imprecisa, que se espalhou justamente por ser simples.
Em 2002, o estudo “Drink at least eight glasses of water a day. Really? Is there scientific evidence for 8 × 8?” (“”Beba pelo menos oito copos de água por dia. Realmente? Existe evidência científica para 8 × 8?”) já questionou essa recomendação. “Waterlogged”, publicado em 2011 na British Medical Journal também questiona esse mito, além de analisar como ele se espalhou, atendendo a interesses comerciais.
“Ok, mas então quanto de água eu tenho que beber por dia?”
A resposta é: depende. “Nossas necessidades variam muito de acordo com diversos fatores, como a temperatura ambiente, o tipo de trabalho que realizamos, os alimentos que ingerimos”, explica o especialista em ciência dos alimentos Miguel Ángel Lurueña, segundo o Minha Vida. Além disso, você também se hidrata a partir dos alimentos que consome, como frutas e verduras.
Em 2010, a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) estabeleceu diretrizes considerando a água presente em alimentos para pessoas em condições de temperatura e esforço físico moderados. As diretrizes da EFSA são de que mulheres consumam cerca de dois litros por dia, e homens, 2,5 l.
Essa quantidade aumenta dependendo do esforço físico, já que perdemos água através do suor. “Santiago Campillo indica, que em competições intensas a recomendação é de 5 a 7 ml por quilo de peso corporal, ou seja, cerca de 400 a 600 mililitros nas três ou quatro horas que antecedem a prova”, explica o Minha Vida.