Parece premissa de filme de ficção científica, mas é verdade. Cientistas encontraram uma linhagem bacteriana preservada por cerca de 5 mil anos em uma camada de gelo em caverna na Romênia. O detalhe mais impressionante é que a bactéria se mostrou resiste a pelo menos dez antibióticos modernos.
Linhagem bacteriana milenar encontrada no gelo
De acordo com a Revista Galileu, o microrganismo foi identificado como Psychrobacter SC65A.3 e sua descoberta foi detalhada em estudo publicado na revista científica Frontiers in Microbiology. A bactéria foi encontrada em um núcleo de gelo perfurado a 25 metros de profundidade na Caverna de Gelo de Scărișoara, na Romênia. Os autores do estudo acreditam que esse núcleo se forma há cerca de 13 mil anos, mas a camada de onde a bactéria foi tirada tem cerca de 5 mil anos.
A SC65A.3 é do gênero Psychrobacter sp., que é composto por bactérias adaptadas a ambientes frios, com algumas podendo causar infecções em humanos ou animais. Apesar da origem muito antiga, essa linhagem bacteriana, como já mencionamos, mostrou uma resistência impressionante a medicamentos modernos. “Identificamos mais de 100 genes que podem explicar essa resistência”, explica uma das autoras do estudo sobre o assunto, a cientista Cristina Purcarea, do Instituto de Biologia Bucareste da Academia Romena.
Segundo a Galileu, alguns exemplos de medicamentos aos quais a bactéria se mostrou resistente são rifampicina, vancomicina e ciprofloxacino, normalmente usados no tratamento de doenças como colite, tuberculose e infecções do trato urinário.
A relevância de encontrar microrganismos tão antigos é aprender mais sobre como esses seres se desenvolveram ao longo de milhares de anos.




