Sim, é o sonho de todos os carecas: uma substância que realmente funciona para fazer o seu cabelo crescer. É o caso da PP405, identificada por cientistas da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Em seus primeiros testes em humanos, ela foi aplicada diretamente no couro cabeludo dos voluntários por sete noites consecutivas e apresentou resultados animadores.
O que faz essa substância conseguir reverter a queda de cabelo, de acordo com os pesquisadores, é que ela atua em uma proteína presente nas células-tronco do folículo capilar. Essa proteína é a responsável por manter as células em estado dormente, então, quando a PP405 inibe sua atividade, as células retomam sua atividade, estimulando o crescimento de novos fios.
“A maioria das pessoas, em algum momento da vida, lida com a queda de cabelo — seja por fatores genéticos, quimioterapia, infecções ou estresse. Isso tem um grande impacto emocional”, explicou um dos autores, o professor William Lowry, do Departamento de Biologia Molecular, Celular e do Desenvolvimento da UCLA, segundo o C.B. Radar. “Embora nenhum tratamento funcione para todos, nossos testes iniciais no Condado de Orange foram bastante encorajadores. Agora, partimos para estudos em maior escala.”
Os laboratórios da UCLA já vem estudando essa molécula há quase uma década. Os primeiros ensaios clínicos aconteceram em 2023.
Por que as pessoas ficam carecas?
A calvície padrão, que afeta mais da metade dos homens ao redor do mundo, acontece por causa do envelhecimento das células-tronco dos folículos capilares. Danificadas, elas se transformam em pele e, com o tempo, os folículos capilares se encolhem e desaparecem. Mas as pessoas podem perder cabelo por outros motivos, como doenças autoimunes, traumas ou infecções no couro cabeludo.




