Existe uma noção do senso comum de que o café é prejudicial para pessoas com problemas de coração… mas será que é mesmo? Estudos recentes indicam que a bebida queridinha no mundo todo pode ser efeitos muito benéficos para pessoas com fibrilação atrial, um tipo de arritmia cardíaca.
Antes vamos explicar o que é fibrilação atrial. É uma arritmia em que as câmaras superiores do coração, os átrios, batem de forma irregular, o que pode causar até um AVC (Acidente Vascular Cerebral), principalmente em pacientes que também sofrem de outras condições cardíacas.
Café pode ajudar com problema de arritmia cardíaca
Segundo o Olhar Digital, pesquisadores da Universidade de Adelaide e da Universidade da Califórnia, em São Francisco (UCSF), fizeram um estudo clínico randomizado com 200 adultos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália, que tinham fibrilação atrial.
Por seis meses, metade dos pacientes tomaram pelo menos uma xícara de café ou expresso por dia. Os outros não consumiram nenhum tipo de café ou nenhuma outra fonte de cafeína. Os pesquisadores monitoraram todos os participantes e, em suspeita de crises de arritmia, eles fizeram exames de eletrocardiograma e avaliações médicas.
Os resultados foram publicados no The Journal of the American Medical Association. O que o estudo apontou foi que, ao contrário do que se pensava, os pacientes que consumiam café tiveram uma redução significativa na fibrilação atrial em comparação aos que ficaram sem a bebida e sem cafeína.
“Os médicos sempre recomendaram que pacientes com fibrilação atrial problemática minimizassem o consumo de café, mas este estudo sugere que o café não só é seguro, como provavelmente tem um efeito protetor”, explicou o Professor Christopher X. Wong, da Universidade de Adelaide e do Royal Adelaide Hospital, ao portal New Atlas.




