A 35 anos-luz da Terra, está o sistema planetário L 98-59, que conta com planetas potencialmente habitáveis. Um estudo recentemente da Universidade de Montreal, no Canadá, identificou um quinto planeta possivelmente habitável nesse sistema, o L 98-59 f, uma “super-Terra”.
Como explica a Revista Galileu, esses cinco planetas têm condições que permitem a existência de água líquida, fator essencial para a manutenção da vida como a conhecemos.
Em nota, o principal autor do estudo, Charles Cadieux, ressaltou a empolgação de encontrar um planeta temperado em um sistema planetário compacto. “Isso destaca a notável diversidade de sistemas exoplanetários e fortalece a necessidade de estudar mundos potencialmente habitáveis ao redor de estrelas de baixa massa”, afirmou o cientista.
O que sabemos sobre planetas desse sistema distante?
O planeta identificado mais recentemente, o L 98-59 f, é chamado de “super-Terra” por ter uma massa consideravelmente maior do que a do nosso planetinha azul. A massa mínima desse planeta é cerca de 2,8 vezes a da Terra.
Uma diferença considerável desse sistema em relação ao nosso sistema solar é que os planetas estão bem mais próximos da estrela ao redor da qual orbitam. O quinto planeta identificado, por exemplo, leva apenas 23 dias terrestres para completar uma volta ao redor da sua estrela.
Justamente por esses planetas serem tão próximos, eles são muito adequados para estudos atmosféricos, afirma o portal Space.com. Se o L 98-59 f tiver uma atmosfera, telescópios vão conseguir identificar vapor d’água, dióxido de carbono e bioassinaturas típicas de vida orgânica primitiva (outro ponto essencial para definir se esse planeta poderia ser habitável).