Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Cientistas encontram um dos maiores tesouros escondidos do planeta

Por Pedro Silvini
15/09/2025
Em Geral
0
Planeta Terra

Planeta Terra (Reprodução/Frank Lee/Getty Images)

Quase 50 anos após uma perfuração do governo norte-americano revelar indícios inesperados de água doce sob o fundo do mar, a ciência confirmou a magnitude do achado. A Expedição 501, missão internacional inédita realizada neste verão no Hemisfério Norte, encontrou um aquífero subterrâneo que pode se estender de Nova Jersey até o estado do Maine, na costa nordeste dos Estados Unidos.

Instalados na plataforma Liftboat Robert, no Atlântico Norte, cientistas perfuraram o solo marinho ao largo de Cape Cod, em Massachusetts. O resultado surpreendeu: milhares de amostras de água doce foram coletadas, somando cerca de 50 mil litros, que agora serão analisados em laboratórios pelo mundo.

Segundo o geofísico Brandon Dugan, co-chefe da expedição, trata-se de um recurso “em um dos últimos lugares onde alguém provavelmente procuraria por água doce na Terra”. A missão envolveu especialistas de mais de uma dezena de países e contou com US$ 25 milhões de financiamento, parte vinda da Fundação Nacional de Ciência dos EUA e do Consórcio Europeu para Perfuração em Pesquisa Oceânica.

Potencial e dilemas globais

As primeiras estimativas apontam que o aquífero poderia abastecer uma cidade do tamanho de Nova York por até 800 anos. No entanto, os desafios são enormes: a extração é complexa, cara e suscita debates sobre quem teria direito à utilização da água e como fazê-lo sem comprometer os ecossistemas marinhos.

O achado surge em um momento crítico. De acordo com a ONU, a demanda global por água doce deve superar a oferta em 40% até 2030. O aumento do consumo por indústrias — especialmente data centers — e o impacto das mudanças climáticas sobre mananciais já colocam cidades inteiras em risco. Em 2018, por exemplo, a Cidade do Cabo, na África do Sul, quase ficou sem água para seus cinco milhões de habitantes.

Perspectivas para o futuro

Os cientistas agora tentam desvendar a origem do aquífero — se formado pelo derretimento de geleiras da última era do gelo, por conexões subterrâneas com o continente ou por ambos os fatores. A descoberta reforça a hipótese de que outros depósitos semelhantes existam em diferentes costas do planeta, inclusive no Brasil.

Enquanto a humanidade enfrenta a ameaça de escassez, esse “tesouro escondido” pode se transformar em alternativa vital, ainda que distante, para garantir água potável às próximas gerações.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Foto: Arquivo/Agência Brasil

Anvisa alerta para 4 doenças perigosas que podem se desenvolver em quem usa tadalafila

Confira!

Foto: gpointstudio/Freepik

Médica especialista em longevidade revela a quantidade ideal de proteínas para consumir no dia

15/09/2025
neymar santos

Veja a atrocidade que Neymar disse para o zagueiro do Atlético-MG durante o jogo

15/09/2025
idosos

Governo anuncia várias mudanças para quem vai se aposentar em 2026

15/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix