Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Cientistas pedem que nos preparemos para o que vai acontecer em poucos anos: o Sol vai desaparecer

Por Alan da Silva
24/09/2025
Em Geral
0
Imagem de opapaty por Pixabay

Imagem de opapaty por Pixabay

O Brasil se prepara para vivenciar um fenômeno astronômico significativo em agosto de 2027. Trata-se do eclipse solar total, que ocorrerá em 2 de agosto daquele ano. Em algumas regiões do país, especialmente no Norte e Nordeste, o eclipse poderá ser observado como parcial. 

O eclipse solar total de 2027, considerado um dos eventos mais aguardados do século, proporcionará uma experiência impressionante. Enquanto várias partes do mundo, incluindo países como Espanha, Marrocos e Egito, vivenciarão a totalidade do eclipse, o Brasil verá o fenômeno apenas parcialmente.

A expectativa é que a fase de totalidade dure aproximadamente 6 minutos e 22 segundos, tornando este o mais longo eclipse solar do século XXI.

Um eclipse solar afeta os humanos fisicamente, causando riscos de lesões oculares como a retinopatia solar se o sol for observado sem proteção, e pode gerar alterações no relógio biológico devido à súbita escuridão. 

Preparativos para observação segura

Observar um eclipse solar exige precauções rigorosas. Olhar diretamente para o Sol sem o uso de óculos especiais pode resultar em danos permanentes à sua visão, e o uso de instrumentos inadequados aumenta os riscos.

Portanto, recomenda-se o uso de óculos de eclipse ou telescópios com filtros solares para garantir que a observação seja tanto segura quanto enriquecedora.

Regiões com melhor visibilidade no Brasil

Apesar de o Brasil não vivenciar o eclipse em sua totalidade, regiões do Norte e Nordeste, como as cidades de Manaus e Belém, estarão melhor posicionadas para ver o eclipse parcial. Para aqueles em outros locais, plataformas online oferecerão transmissões ao vivo, possibilitando que todos possam ter uma visão privilegiada do evento de qualquer lugar.

Eclipses solares sempre cativaram o interesse humano, devido ao seu alinhamento quase místico entre Terra, Lua e Sol. Esse evento de 2027 promete atrair não apenas entusiastas da ciência, mas também o público em geral. A rara sensação de ver o dia se transformar em noite, mesmo que por alguns minutos, torna a experiência única e inesquecível.

Alan da Silva

Alan da Silva

Jornalista e revisor.

Próximo post
Foto ilustrativa: Aaron Kittredge/Pexels

Mais de 100 quartos, cinema, piscina e bunker secreto: Casa Branca tem segredos que talvez nem Trump conheça

Confira!

ônibus

Passagem de ônibus a R$ 6,50 está confirmada para 2026

31/12/2025
torneira

No Brasil existe uma cidade onde moradores não pagam conta de água há 64 anos

31/12/2025
Imagem ilustrativa: freepik

Adolescência não acaba aos 18 nem aos 21: veja a idade que a ciência definiu para o fim dessa fase

31/12/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix