Canetas emagrecedoras como o Ozempic e Mounjaro são uma febre ao redor do mundo quando o assunto é emagrecimento. Um a cada oito estadunidenses declararam ter usado pelo menos um deles. Agora, será que essa febre também vai chegar ao mundo animal? Uma companhia farmacêutica dos Estados Unidos revelou que está desenvolvendo um “Ozempic para gatos”.
A tal companhia é a Okava Pharmaceuticals, de São Francisco. De acordo com a Superinteressante, a empresa revelou que está testando um medicamento análogo ao GLP-1* para tratar obesidade em gatos. Os primeiros resultados estão previstos para sair no meio do ano que vem. É a primeira empresa a anunciar esse tipo de medicamento para tratar animais.
O GLP-1 é um hormônio produzido pelo nosso corpo, responsável pelo controle de glicemia e saciedade. Medicamentos como o Ozempic incentivam a sua produção como uma forma de controlar o apetite e diminuir o açúcar no sangue.
Ozempic para gatos aposta em abordagem diferente das “canetas” emagrecedoras
E talvez você já esteja pensando na dor de cabeça que seria aplicar a caneta emagrecedora de tempos em tempos no seu pet – o que provavelmente lhe renderia alguns arranhados. Mas a empresa está apostando em uma outra abordagem para o “Ozempic felino”. O medicamento seria administrado através de um pequeno implante injetável, que liberaria o medicamento aos poucos ao longo de seis meses.
Também vale destacar que, apesar do apelido, esse medicamento desenvolvido pela Okava não usa a semaglutida (princípio do Ozempic), mas uma molécula chamada exenatida. Usada para tratar o diabetes em humanos, ela tem um funcionamento parecido com a semaglutida.




