Na semana passada, a Vigilância em Saúde teve que interditar um restaurante tradicional de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O nome do estabelecimento não foi divulgado pela vigilância em respeito ao sigilo processual, mas a equipe do g1 descobriu que se trata do Tudo Pelo Social, no bairro Cidade Baixa. Na última quarta-feira (20), três pessoas que comeram no restaurante tiveram náusea, vômitos, cólicas e diarreia.
A fiscalização encontrou e descartou cerca de 385 kg de alimentos considerados impróprios. De acordo com matéria do g1, os alimentos apresentavam alteração de cor e cheiro e estavam armazenados em temperaturas impróprias. Além disso, a vigilância encontrou alimentos de origem animal sem procedência e em embalagens danificadas, expondo os consumidores a riscos de saúde. A estrutura do restaurante também apresentou problemas, como frestas abertas sem proteção em janelas e coifas não funcionando.
A Secretaria de Saúde de Porto Alegre divulgou algumas imagens do restaurante em questão, mostrando fezes de roedores em panelas e uma faca enferrujada.
Secretária realiza evento com representantes de bares e restaurantes
Na última sexta-feira (22), a Secretaria de Saúde da capital gaúcha fez uma reunião com representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha) e do Sindilojas. A Vigilância Sanitária também esteve presente.
De acordo com o site da prefeitura de Porto Alegre, a intenção do encontro foi reforçar orientações sobre boas práticas sanitárias para garantir a oferta de alimento seguro para a população.
“Nosso objetivo é garantir segurança alimentar e tranquilidade à população, ao mesmo tempo em que apoiamos os estabelecimentos com orientações claras e acesso à informação. Essa parceria é fundamental para que possamos evoluir na qualidade dos serviços e na proteção à saúde”, destacou o secretário de saúde Fernando Ritter.