Quem é cliente Santander, saiba que o banco disponibilizou um novo dispositivo de alerta, visando intensificar ainda mais a segurança do login no aplicativo. De acordo com a instituição, os clientes serão informados sobre tentativas de golpes e fraudes quando acessarem o app durante chamadas (telefônicas ou por WhatsApp).
Se a pessoa atender o telefone e abrir o aplicativo, um alerta será emitido questionando se o cliente confia no contato e, portanto, quer continuar o que estava fazendo ou deseja sair. O aviso também sugere que o correntista fique atento a ligações que solicitem credenciais e senhas. Esse recurso foi inserido no app de forma automática e basta atualizar com a última versão para ter esse dispositivo implementado. Além disso, o cliente também poderá denunciar números considerados fraudulentos na central de atendimento.
Bancos intensificam segurança nos aplicativos
O Santander não foi o único que disponibilizou novidades sobre alertas de segurança, pois o Bradesco também oferece alguns tipos dispositivos para impedir que os clientes sejam afetados por criminosos. O recurso foi lançado para evitar principalmente o chamado “golpe da falsa central de atendimento“.
Esse golpe funciona da seguinte forma: o golpista entra em contato com o cliente, se passando por funcionário do banco e tenta descobrir dados pessoais e financeiros para aplicar fraudes. Para isso, ele pode usar uma tecnologia que mostra o número de telefone na tela igual ao da central de atendimento da instituição bancária. Para impedir que isso aconteça, o banco informa que os únicos meios oficiais são por mensagem de texto no WhatsApp e que ao lado do nome “Bradesco” há o símbolo de conta verificada. Lembrando que, número oficial é o +55 11 3335 0237 e outros podem ser fraudes.