Clientes do Nubank poderão atravessar pedágios e estacionamentos sem precisar parar para pagar em dinheiro ou cartão. A funcionalidade será possível por meio da NuTag, dispositivo que realiza o pagamento automático das tarifas e lança o valor diretamente na fatura do cartão do banco digital.
Com o sistema, o motorista passa pelas cancelas exclusivas de pagamento automático e o valor do pedágio é registrado como se fosse uma compra comum no cartão Nubank, dispensando recargas prévias ou planos mensais tradicionais utilizados por outras empresas do setor.
A NuTag utiliza tecnologia RFID (identificação por radiofrequência), a mesma empregada em outras tags veiculares. O dispositivo é instalado no para-brisa do veículo e permite que sensores nas praças de pedágio ou entradas de estacionamentos identifiquem automaticamente o carro.
Quando o veículo passa pela cancela, o sistema reconhece a tag, identifica o tipo de veículo e registra data, horário e local da passagem, gerando automaticamente a cobrança.
Todo o processo, desde o pedido da tag até a ativação e acompanhamento dos gastos, é feito diretamente pelo aplicativo do Nubank, onde o cliente pode consultar todas as transações e o total gasto com pedágios e estacionamentos.
Quem pode utilizar o serviço
A NuTag é destinada exclusivamente a clientes dos planos Nubank+ e Ultravioleta.
- Clientes Ultravioleta podem receber até duas tags gratuitamente.
- Clientes Nubank+ têm acesso a uma tag, com taxa de emissão de R$ 10.
O dispositivo pode ser utilizado em veículos leves, comerciais e pesados, mas não está disponível para motocicletas.
Pagamento depende do limite do cartão
Como a cobrança é feita diretamente na fatura, o funcionamento automático da NuTag depende de o cliente ter limite disponível no cartão de crédito do Nubank no momento da passagem pelo pedágio ou estacionamento.
A proposta do sistema é simplificar o pagamento e aumentar a fluidez no trânsito, reduzindo filas nas praças de pedágio e facilitando o controle das despesas relacionadas a deslocamentos.




