Quem sonha em tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), já sabe que vai ter que enfrentar dois desafios. O primeiro é o processo em si, com o número de aulas e as provas escrita e a prática (a temida “banca”). O segundo é o valor considerável que você vai ter que desembolsar para pagar as aulas e as taxas do Detran. Mas sabia que você pode conseguir a CNH de forma gratuita em vários estados?
A CNH Social ou CNH Cidadã está presente em vários estados, como um programa que ajuda pessoas de baixa renda a conseguirem tirar sua primeira CNH. E, a partir do dia 12 de agosto, entra em vigor um programa para todo o território nacional. Sancionada pelo presidente Lula no final de junho, uma lei estabelece a CNH Social para pessoas de todo o Brasil registradas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).
Além de estar cadastrado no CadÚnico, para acessar o benefício, o candidato precisa ter uma renda familiar de, no máximo, meio salário mínimo por pessoa (R$ 706). Como explica o Gov.br, o programa cobre todas as etapas da habilitação, incluindo exames médicos e psicológicos; aulas teóricas e práticas; taxas de prova (inclusive segunda tentativa, em caso de reprovação); e emissão da CNH.
Quais estados têm programa para tirar a CNH de forma gratuita?
*Lista publicada em 3 de julho de 2025.
- Acre;
- Alagoas;
- Amazonas;
- Bahia;
- Distrito Federal;
- Espírito Santo;
- Goiás;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul;
- Pará;
- Paraíba;
- Pará;
- Rio Grande do Norte;
- Rio Grande do Sul;
- Rondônia;
- Roraima;
- Sergipe.