O colunista Alexandre Garcia, da Gazeta do Povo, afirmou nesta terça-feira (4) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está “passeando em área dominada pelo Comando Vermelho”, ao navegar pelas águas do rio Amazonas, na região da Foz do Amazonas, no Amapá.
Em sua análise publicada no portal, Garcia destacou a ironia do momento, já que, segundo ele, “na foz do Amazonas, encontrando o mar, em Belém, vai ocorrer a COP30, e o presidente Lula já está navegando nessas mesmas águas que, lá no início, na origem, são comandadas pelo Comando Vermelho”.
O jornalista acrescentou ainda: “Está em um barco de luxo, com todo o conforto; deve estar se sentindo um príncipe, com a primeira-dama Janja ao seu lado”.
A declaração do colunista trouxe a tona o debate sobre a segurança na região amazônica, especialmente nas áreas próximas à Margem Equatorial, onde está localizada a Bacia da Foz do Amazonas — ponto de interesse econômico e ambiental no atual governo.
Lula está em Belém (PA) para uma série de compromissos oficiais que antecedem a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá na capital paraense nesta quinta (6) e sexta-feira (7). O evento, promovido pela ONU em parceria com o governo brasileiro, deve reunir 57 chefes de Estado, além de líderes internacionais, empresários e ambientalistas.
Durante entrevista coletiva concedida nesta terça, o presidente afirmou que será necessária uma nova autorização ambiental para que a Petrobras inicie a exploração de petróleo e gás na Bacia da Foz do Amazonas.
Ele também comentou sobre a recente megaoperação policial no Rio de Janeiro, que deixou 121 mortos, e defendeu uma investigação independente, com participação da Polícia Federal.



