Em mais de 50 anos de história do Jornal Nacional, diferentes apresentadores assumiram o comando da icônica bancada do icônico jornal da TV Globo. Um dos nomes que passou pelo programa foi o jornalista Berto Filho, que faleceu em 2016, poucos dias antes de completar 76 anos.
Berto Filho já tinha passado por outras atrações da Globo. Ele foi um dos primeiros apresentadores do RJTV e também comandou o Fantástico. O jornalista passou pelo Jornal Nacional nos anos 1980.

Ex-apresentador do Jornal Nacional faleceu em 2016
O apresentador faleceu depois de dois anos lutando contra um câncer na garganta e no cérebro. Ele estava se tratando no Instituto Nacional do Câncer (Inca) de Vila Isabel, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
No início de 2015, o câncer de Berto tinha sumido, mas, no mesmo dia em que ele teve alta, a sua esposa foi internada, também com câncer. Depois de 33 dias entubada, na UTI, ela faleceu. Os dois estavam juntos há 55 anos. De acordo com o filho do jornalista, Henry Lelot, a morte da esposa mexeu muito com o pai e o ano que ele viveu sem ela foi como uma “sobrevida”.
Depois de perder a mulher, Berto Filho foi viver no Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá, na Zona Oeste. O Retiro dos Artistas é uma instituição brasileira que acolhe artistas idosos em situação de vulnerabilidade financeira, social ou emocional.
Em seu último ano de vida, Berto Filho escreveu um livro. Em entrevista ao g1, o filho dele, Henry, confirmou que planejava finalizar os últimos detalhes para publicar o projeto final do pai, mas parece que a obra nunca chegou a ser publicada.