Nos últimos quatro anos, o Brasil teve uma alta de quase 6% nos casos de diabetes. Segundo a edição de 2025 da Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês), são cerca de 16,6 milhões de brasileiros vivendo com a doença. Temos dois tipos principais de diabetes:
- Tipo 1: doença autoimune, em que o sistema imunológico ataca as células do pâncreas que produzem insulina, elevando os níveis de açúcar no sangue;
- Tipo 2: o corpo cria uma resistência à insulina. Esse tipo está mais relacionado a hábitos de vida não saudáveis, como uma alimentação com excesso de açúcar.
A tipo 2 é a mais comum, responsável por cerca de 90% dos casos da doença no Brasil, segundo o Portal Drauzio Varella. Ela é a mais possível de evitar com mudanças no estilo de vida, principalmente na alimentação e na rotina de exercícios. Pensando nisso, você também pode optar por alimentos com um índice glicêmico menor – ou seja, menos açúcar. Confira seis exemplos:
Ps: a lista foi feita pelo nutricionista Antônio Wanderson Lack de Matos, do Saúde em Dia.
1. Aveia
A fibra da aveia ajuda a absorver a glicose de outros alimentos que você está consumindo antes que o intestino absorva e transporte o açúcar para o seu sangue.
2. Linhaça
As fibras e as enzimas da linhaça ajudam a baixar o seu nível glicêmico.
3. Canela
Segundo o Saúde em Dia, a canela tem “bioativos que ajudam a baixar a glicose sanguínea”.
4. Vinagre de maçã
A substância atua nos receptores que fazem a glicemia entrar nas células, diminuindo a resistência à insulina e baixando o nível de açúcar.
5. Amêndoas
Substâncias presentes na amêndoa atuam como antioxidantes no organismo, diminuindo os danos causados por radicais livres.
6. Peixes
Peixes como truta, salmão e linguado são ricos em ômega 3, um tipo de gordura boa com ação anti-inflamatória e que ajuda a controlar os níveis de açúcar e colesterol no sangue.