Talvez você já tenha levado um xingo da sua mãe por comer depressa demais, sob o argumento de que isso ia atrapalhar sua digestão ou simplesmente por ser falta de educação. Mas você sabia que o hábito também pode aumentar o risco de diabetes e obesidade, fatores de risco para doenças cardíacas? Continue lendo que a gente te explica.
Pesquisadores da Universidade Hiroshima, no Japão, acompanharam mais de mil voluntários ao longo de cinco anos, identificando que se eles comiam rápido, devagar ou depressa. Segundo o blog do Hospital Oswald Cruz, 11,6% dos que comiam rápido desenvolveram síndrome metabólica. Em comparação, o índice foi de 6,5% entre os que comiam em velocidade média e de 2,3% entre os mais lentos.
Por que comer depressa faz mal para a saúde?
O cardiologista Takayuki Yamaji, líder do estudo japonês, explica que comer muito rápido pode causar variações no nível de glicose. Consequentemente, pode levar a uma resistência à insulina, aumentando o risco de desenvolver diabetes.
De acordo com Rafael Bandeira, gastroenterologista do Centros Especializado em Aparelho Digestivo, o seu cérebro precisa de 15 a 20 minutos para o estômago enviar ao cérebro uma mensagem que já está cheio. Quando você come muito rápido, dificulta a transmissão desses sinais e a tendência é que você acaba comendo mais – mesmo já tendo se saciado. Ao comer muito rápido, nós também engolimos mais ar, causando inchaço e gases. Por fim, quem come mais depressa também pode sofrer de refluxo muito mais do que as pessoas que prefere apreciar a refeição mais devagar.