Além de estar presente em vários alimentos, como frutas e em fontes de proteína, o colágeno também é produzido pelo corpo, sendo parte importante das articulações, dos ossos e, claro, da nossa pele. A partir dos 25 anos, a produção de colágeno começa a diminuir e é por isso que, com o passar dos anos, vamos ficando com a pele mais flácida e fina. Mas você sabia que você pode estimular essa produção através da sua alimentação?
Como essa fruta ajuda a melhorar a produção de colágeno
Um estudo publicado na revista científica Journal of Investigative Dermatology aponta que existe uma relação direta entre a produção de colágeno e a renovação da pele e a quantidade de vitamina C que ingerimos por dia. Para essa análise, os cientistas escolheram a fruta kiwi amarelo, justamente por ele ser muito rico em vitamina C.
Segundo o jornal O Globo, os pesquisadores analisaram duas dúzias de adultos saudáveis na Austrália e na Nova Zelândia. Eles descobriram que o consumo de dois desses kiwis por dia aumenta a quantidade da vitamina C, estimulando a renovação e regeneração da pele e melhorando a sua espessura (produção de colágeno).
Em comunicado, a autora principal do estudo, a professora Margreet Vissers, do Mātai Hāora—Centro de Biologia e Medicina Redox, do Departamento de Patologia e Medicina Molecular, afirmou que eles ficaram “surpresos” com essa correlação. Ela ainda pontuou que foram os primeiros a demonstrar que a vitamina C na corrente sanguínea penetra em todas as camadas da pele, melhorando a função cutânea.
A pesquisadora ainda pontua que ingerir vitamina C é a melhor forma de melhorar a produção de colágeno, já que em cremes e produtos cosméticos ela é muito pouco absorvida pela barreira cutânea externa. E se você não gosta de kiwi amarelo, calma: existem outros alimentos ricos em vitamina C, como outras frutas cítricas, pimentões e brócolis, que também podem ter efeitos benéficos semelhantes.





