O cometa interestelar 3I/Atlas, considerado o terceiro visitante interestelar já observado, está de passagem pelo nosso Sistema Solar. Ele será transmitido ao vivo pelo Projeto Telescópio Virtual, direto da Itália, nesta quarta-feira (19/11), a partir das 4h15 UTC (1h15 no horário de Brasília).
O 3I/Atlas foi descoberto em 1º de julho de 2025, pelo sistema de monitoramento Atlas, utilizado para alertas de impactos de asteroides. Este cometa apresenta uma trajetória hiperbólica, o que demonstra que não está vinculado à gravidade solar, possivelmente tendo sido expulso de outro sistema galáctico.
Cometa interestelar
Detecções recentes indicaram emissões de rádio provenientes do 3I/Atlas, o que ajuda a compreender sua composição química. Descobriu-se que está cercado por uma nuvem de poeira e gás, características típicas de cometas.
A detecção ocorreu no final de outubro, quando o cometa estava a cerca de 210 milhões de quilômetros do Sol.
Quando muito próximo do Sol, astrônomos de todo o mundo redirecionaram seus telescópios para estudar o efeito dessa proximidade em sua estrutura. Essas observações são fundamentais para entender melhor as propriedades e o comportamento de cometas interestelares.
Atenção mundial ao 3I/Atlas
A atenção dos cientistas é justificada pelo tamanho e pela trajetória imprevisível do 3I/Atlas. Desde a descoberta, o cometa já alcançou seu periélio, o ponto de maior proximidade com o Sol.
Os cientistas intensificaram pesquisas para obter o máximo de dados durante sua passagem, mesmo que atualmente o cometa não ofereça risco à Terra.




