A perda de massa muscular – ou sarcopenia – com o passar os anos é um processo muito em comum do envelhecimento, mas pode ser bastante frustrante. Além de deixar o corpo visualmente mais flácido, o que incomoda muitas pessoas, essa perda muscular também prejudica a mobilidade e força do idoso, deixando ele mais propenso a quedas, por exemplo.
Para combater esse quadro, é ainda mais importante para quem está na terceira idade adotar algumas mudanças de vida, tanto envolvendo a sua alimentação, quanto a sua rotina de exercícios físicos. Antes de tudo, vale avisar que, infelizmente, nem tudo depende de você. A facilidade ou dificuldade para ganhar ou perder músculos também está ligadas a fatores genéticos, além de condições de saúde.
Como tentar preservar sua massa muscular com o passar dos anos
A forma mais óbvia é praticar exercícios físicos com regularidade. E não estamos falando necessariamente de musculação. Você também pode fazer ginástica, pilates, entre outras atividades – lembrando-se de se consultar com seu médico antes, para saber se você tem alguma restrição. Outro ponto importante é a regularidade: normalmente, o idoso precisa praticar o exercício de quatro a cinco dias por semana.
Falando de alimentação, é fundamental adotar uma alimentação bem balanceada, consumindo alimentos de todos os grupos nutricionais, mas dando atenção especial às proteínas, como carnes, leite e ovos. Para alguns idosos, também pode ser necessário tomar suplementos alimentares para conseguir garantir sua dose necessária de nutrientes. Para consumi-los, vale lembrar que é uma ótima ideia consultar um nutricionista antes, para ter mais noção das suas deficiências nutricionais e da melhor forma para supri-las.




