A partir desta quarta-feira (05/02), é possível consultar nos portais destinados, o PIS/Pasep em 2025 e ver se está dentro das diretrizes para receber o abono salarial. Neste ano, o trabalhador contemplado precisa ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias, em 2023. Além disso, precisa ter recebido até 2 salários mínimos mensais e ter seus dados corretamente informados pelo empregador.
Uma das formas de consultar se o pagamento está disponível é na Carteira de Trabalho Digital, que possui aplicativo, ou através do portal Gov.br, onde é possível encontrar todas as informações e verificar se há valores disponíveis para saque. Por telefone, é possível pela Central Alô Trabalho, ligando para o número 158. O atendimento é gratuito e funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. De forma presencial, é necessário ir a uma unidade da Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego.
Como saber se tem direito ao abono salarial em 2025?
Além de ter sido empregado em 2023, para ser contemplado com o direito ao abono, é preciso estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos. Caso esteja dentro dos parâmetros, confira no calendário quando será feito o pagamento, pois é gradual e definido pela Caixa Econômica Federal, geralmente iniciando nos primeiros meses do ano.
Sobre valores, o abono salarial pode chegar a um salário mínimo e é proporcional ao tempo trabalhado no ano-base. Ao realizar a consulta, você poderá verificar o valor do abono, o banco de pagamento e outras informações relevantes.