Principalmente para quem mora em imóveis mais antigos, o mofo é um problema que vai além de deixar a sua parede “feia”, representando também uma ameaça à sua saúde – ainda mais para quem já sofre com problemas respiratórios como bronquite e asma. Para evitar esse problema, existem alguns truques simples para fugir do temido mofo.
Como evitar mofo na sua casa
Um exemplo simples é colocar detergente nos vidros das janelas. Essa camada vai funcionar como uma barreira temporária, dificultando a formação de mofo na sua casa.
Além disso, é preciso lembrar que o mofo surge em locais que sofrem com acúmulo de umidade, então manter a sua casa bem ventilada e a sua parede bem seca ajudam a evitar o problema. Mesmo em dias frios e chuvosos, deixe as suas janelas abertas por pelo menos parte do dia. Se não puder abrir a janela, abra as cortinas e deixe o sol bater dentro da sua casa. Outro truque é usar o ventilador para “secar” as paredes.
Depois do banho, especialmente, especialistas aconselham deixar a janela ou a porta do banheiro aberta para ajudar o valor a sair, evitando que ele se acumule nas paredes e no teto do cômodo – que costuma ser uma das principais fontes de mofo de qualquer casa.
Até a forma como você organiza a casa pode ajudar a evitar o mofo. Se possível mantenha alguns espaços livres na sua casa e os móveis separados da parede. Isso ajuda o ar a circular melhor e evita a formação de mofo – ou pelo menos te ajuda a perceber o problema muito mais rápido!