Alegria de uns e tristeza de outros, o bloqueio no WhatsApp é uma ferramenta muito útil quando você quer evitar contato com alguma pessoa. Obviamente, a pessoa que bloqueia sabe o que está fazendo, mas e o “destinatário”? Como ele sabe se está bloqueado?
O WhatsApp não te envia um aviso para avisar que você foi bloqueado. Mas alguns sinais entregam que você levou o famoso “block”.
Primeiramente, você não vê mais a foto de perfil da pessoa. Mas isso também pode só querer dizer que ela te excluiu da lista de contatos. Você precisa de outras pistas.
Outra indicação é que você não recebe aqueles risquinhos azuis de confirmação de leitura da mensagem. Você também não consegue visualizar o status “online” nem visto o “visto por último” do seu contato.
Por fim: você não consegue adicionar esse contato a novos grupos nem fazer ligações para ele pelo aplicativo.
Eu posso me desbloquear?
Resposta rápida: não. Apenas a pessoa que te bloqueou pode desbloquear o seu contato. Para entrar em contato novamente, você teria que criar outra conta – mas aí a pessoa provavelmente só te bloquearia de novo.
O nosso conselho se você foi bloqueado é: supere. Não tem muito o que fazer daqui em diante.
Como bloquear e desbloquear alguém no WhatsApp?
O procedimento é bem simples, tanto para iOS quanto para Android. Para bloquear um contato você precisa clicar na foto de perfil da pessoa. Depois, role a tela e vai aparecer a opção: bloquear fulano. Quando quiser desbloquear, você faz o mesmo processo, só que dessa vez a opção vai aparecer desbloquear fulano.
Bloquear e arquivar são a mesma coisa?
Não. Quando você bloqueia um contato, você para de receber qualquer tipo de interação dele. Já quando você arquiva, esse contato continua te enviando mensagens, mas não chegam as notificações e a conversa fica fora da sua tela inicial do app.