Você sabia que é possível comprar ou trocar a data de uma passagem aérea com um desconto de até 80% em caso de falecimento ou hospitalização com alto risco de morte na família? Esse desconto é a “tarifa de luto”, também conhecida como “tarifa solidária” ou “tarifa de compaixão”, e pode chegar até os 80% dependendo das políticas da companhia aérea ou rodoviária.
Desconto na passagem?
Como explica o site Memorial Parque Jaraguá, a “tarifa de luto” não é obrigatória por lei, mas é um benefício oferecido por algumas empresas de ônibus e companhias aéreas como a Gol e a Latam. A ideia dessa tarifa é oferecer condições mais flexíveis para pessoas que precisam viajar por causa de algum falecimento na família ou para visitar um parente próximo em alto risco de morte.
Como conseguir o desconto de Tarifa de Luto?
Como já mencionamos, esse não é um benefício obrigatório por lei, então as regras variam de empresa para empresa. Normalmente, essa possibilidade de desconto é concedida em caso de falecimento de familiares próximos, como marido, esposa, pai, mãe, avó, avô, irmãos, primos, tios, sobrinhos e cunhados.
Obviamente, não adianta apenas dizer à empresa que um parente seu faleceu ou foi hospitalizado. É necessário reunir os documentos que comprovem o falecimento ou a hospitalização, como uma certidão de óbito.
“A loja de vendas de passagem da companhia aérea nos aeroportos, via de regra, também atende esses casos, e a documentação pode ser apresentada, em um prazo de até 30 dias após a viagem, caso não seja possível apresentar os documentos no momento da compra”, explica o Memorial Parque Jaraguá.




